quarta-feira, 25 de maio de 2016

Manguezal em Caxias: chorume, lixo e querosene, mas peixe, nada.
A degradação ambiental está acabando com os manguezais em Duque de Caxias e colocando em risco a pesca em seus arredores. Um exemplo nítido desta afirmação é em relação a penúria que passa  a Colônia de Pescadores do Porto da Chacrinha, que fica às margens da Washington Luiz BR-040. Há anos as empresas próximas à Baia de Guanabara despejam em suas águas toneladas de detritos que estão dizimando a pesca e poluindo toda a região de manguezal.
 Pescadores do local depois de denunciarem o descaso aos órgãos competentes estão processando as empresas causadoras do problema. “Já tentamos de tudo, mas ninguém nos ajuda. É um descaso descomunal. Agora vamos à justiça, pois há anos estamos sofrendo com tudo isso”, declara o presidente da Colônia de Pesca de Duque de Caxias, Gilciney do Caranguejo. Na verdade o caso e notório e já foi levado ao Ministério Público, Alerj e a Secretaria do Meio Ambiente Municipal, mas nada foi feito.
Segundo informações dos próprios pescadores, teve até multa anistiada em favor de empresas poluentes do local.  A colônia agora dispõe de uma assessoria jurídica para dar andamento aos processos que já foram encaminhados à justiça. O problema é tão sério que alguns pescadores estão pensando em mudar de profissão, outros foram embora porque já não conseguiam mais viver da pesca que a cada dia diminui.
O aterro sanitário do Jardim Gramacho foi fechado em fevereiro de 2011, mas até hoje continua poluindo a Baia de Guanabara e toda área adjacente, porque dia e noite o chorume continua a escorrer a céu aberto.
No último dia 22 de abril foi realizada uma reunião na associação com advogados, ambientalistas, imprensa local e até uma TV francesa para que fossem firmadas decisões que direcionarão os procedimentos  que a colônia tomará de agora em diante para que as denúncias possam surtir efeitos perante ao Poder Público e para que a população de Duque de Caxias tenha ciência desta destruição da fauna e da flora  do local. É bom frisar que a pesca na Baia de Guanabara é que abastece grande parte das peixarias dos municípios fluminense e Ceasa.


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial